segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA 1

              JOGO DE DAMAS  - David Coimbra

         É uma leitura agradável que nos remete  à origem do homem e traz conhecimentos históricos bastante relevantes. O autor faz um passeio pela história da humanidade e afirma que a mulher foi a responsável pela criação da Civilização e que, a partir de sua submissão e postura doméstica conseguiu dominar o homem. "Ela não sonha, ela mantém os olhos bem abertos. Ela não acredita, como o homem, que pode viver um grande amor a cada sexta-feira, que enfeitiçará eternamente o sexo oposto, que ainda alcançará a fama, a fortuna, o sucesso, o poder."  David mistura uma linguagem popular, até usa alguns clichês bem pontuados, com a erudição para mostrar situações curiosas da vida das mais célebres mulheres da Grécia Antiga ao século xx.  O autor fala de Aspásia, a ex-cortesã e grande paixão de Péricles, o homem que tornou Atenas o centro do mundo; da relação sentimental frustrada de Nietzsche com a esplendorosa russa, Lou Salomé. Na opinião de Coimbra, Nietzsche cometeu um erro gravíssimo nessa relação: pediu Salomé em casamento, justamente a mulher que fez o mundo tremer na sua época. Nesse momento, com muito bom  humor o autor cita os gregos, os atenienses, sobretudo: "Eles sabiam disso! Sabiam que um homem, para alcançar o zênite no pensamento político, na filosofia, no teatro, nas artes e na música, não pode se dedicar com intensidade à mulher. Ninguém pode ter dois senhores, ensinou Jesus..."
         Com essa leitura é possível conhecer as façanhas de Cleópatra, a rainha que fez César lamber os saltos de sua sandália e também dominou os dois homens mais poderosos da época, Marco Antônio e Octávio. David Coimbra conta também sobre a maior devassa da história, Messalina, mulher do imperador romano Cláudio; sobre a perigosa e lindíssima italiana Lucrécia Borgia; sobre a audaciosa Mata Hari entre outras mulheres sedutoras que marcaram a história e o coração dos homens.

L&PM pocket - 2011





4 comentários:

  1. Como uma devoradora, de livro, diga-se de passagem, vou querer, ler este livro,pois deve ser fascinante! um beijo, Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler, amiga! É uma verdadeira aula de história geral que mostra todas as facetas das mulheres mais famosas de todos os tempos. Grande abraço.

      Excluir
  2. professora,essa compilação,apesar de não seguir uma cronologia,a meu ver,traduz de forma fiel o título deste blog...meus cumprimentos.

    ResponderExcluir