sexta-feira, 29 de março de 2013

LIVRE PARA VOAR




           Por um longo tempo eu escondi meus sentimentos. Enclausurados com amarras muito resistentes eles permaneceram no quartinho dos fundos do meu coração. Fiz isso, pois estava fragilizada e temia críticas ácidas, aquelas que destroem a lucidez da gente. A insegurança reinava absoluta e o medo de sofrer era tão intenso que muitos sentimentos foram soterrados. E com tamanha intensidade que causaram um mal estar enorme tal como as grandes catástrofes que arruínam cidades inteiras. Parece novela mexicana, mas foi real.
            E os dias, as semanas e os meses foram escoando com muita morosidade. É incrível, mas o tempo é um ser enigmático e se encarregou de fazer uma faxina geral em mim. E é tão poderoso que é capaz de mudar o tamanho das coisas.
          Hoje eu acordei liberta. Eu me libertei na sexta-feira da paixão. Logo eu que insisto em acreditar que nada de grandioso se fará sem paixão. O sol que teimou em entrar pela minha janela deve ter contribuído para isso.
             Voltando aos sentimentos: eles se modificam com o tempo e eles mudam as pessoas. E eu mudei. Somente agora percebi que fui alforriada. Hoje eu abri a porta dos fundos da minha alma e dei passagem a tudo que estava lá escondidinho. Fiquei surpresa ao perceber que o local estava vazio.  Meu querido Freud, tu és realmente um gênio. É verdade que a palavra liberta o inconsciente e evita que sentimentos reprimidos acabem em doenças. Era o que estava me faltando: falar. Pronto, estou curada. Que ironia, me curei na sexta-feira da paixão.
            Hoje é o dia em que o povo hebreu comemora sua libertação e eu comemoro a condição de poder dispor de mim outra vez. De poder me observar atentamente, aprender com meus erros e, como o sol e a lua, renascer todos os dias.  Despertar para uma nova vida é necessário. Nietzsche tinha razão ao dizer que tudo pode não ter sido mais que um engano fantástico. Errando muito, acertando às vezes e eternamente fugindo do estigma de que o sofrimento é uma etapa para a felicidade, estou pronta para o próximo possível engano. Tanto o meu passado quanto o meu futuro são propriedades minhas. Eu decido doar quando e a quem merecer. De qualquer forma quero o tempo sempre na condição de meu grande aliado.

5 comentários:

  1. Amiga Ângela, adoro quando filosofas sôbre a vida...é isso aí, nos enganamos muito na vida, mas o bom é que percebemos esses enganos...em tempo.
    Com paixão ou compaixão de nós mesmas,nossos baús nos mostram e nos traansformam.
    Viva as mudanças !abçs

    ResponderExcluir
  2. :o........
    A voz da Sabedoria dos Anjos encarnada na minha madrinha... Sexta feira tb tive uma experiência de libertação, na companhia da minha linda prima. Na real tenho experimentado a ideia de que estigmas sociais e padrões implantados por entes queridos (doentes, mas queridos) um pouco a cada dia.
    E cada vez percebo mais que não existem culpados pela restrição do nosso Eu verdadeiro, tampouco responsáveis, mas pessoas que querem partir junto conosco para essa nova era, e a forma dessas pedirem socorro é "incomodando" hehehe. Aproveito o espaço aqui pra dizer a todos que projetaram sua falta de fé na vida sobre mim (e leram essa mensagem :p ): bora, vamos nessa; É NÓIS. Onde falta fé, onde há a escuridão, brota a luz da esperança, sendo essa, nítida aos olhos dos nossos corações, não aos do ego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é meu afilhado...é um guri iluminado. Beijos Guilherme.

      Excluir
  3. Nao entendi nada . . . (Acho que nem ele)

    ResponderExcluir