domingo, 24 de fevereiro de 2013

OLHANDO A VIDA DO ALTO


        Depois de morar por 22 anos na mesma casa, estamos às vésperas de uma mudança. É comum as pessoas temerem o desconhecido, portanto toda e qualquer mudança é sempre uma ousadia. Foi uma decisão desafiadora, pensada, estudada, repensada e decidida: vamos morar em um apartamento.
         Não foi fácil. Admito. Sair do conforto de uma casa com um jardim que se plantava gerânios no verão e petúnias na primavera é um desapego e tanto. Ter que se afastar de três cães, um vira-lata, outro meio  vira-lata e um de raça, sendo que esse último foi nosso guarda-costas durante 12 anos é no mínimo um ato de coragem. Renunciar a um espaço que abrigou muitas festas que terminavam na madrugada sem a reclamação de nenhum vizinho é um desprendimento gigantesco. É tudo muito radical, estamos balançando estruturas.
         Como acredito que a vida é feita de ciclos, estamos fechando um e abrindo outro. Vamos sentir saudade, pois cada pedacinho daqui tem uma história. Neste lugar meus filhos cresceram livres, felizes e fizeram amizades duradouras, daquelas que só se constroem na infância.
         Sou adepta à cultura da recompensa, por isso devo considerar que essa troca vai nos proporcionar o encantamento de podermos ver o sol nascer e se pôr no horizonte. Assistir da porta do quarto à chuva molhar o telhado das casas e dos prédios. Ter o privilégio de poder ficar independente do  carro em muitas ocasiões. Poder viajar despreocupadamente sem data para voltar.
        Novos hábitos serão incorporados ao nosso dia-a-dia tal como aceitar o fato de encontrar uma dúzia de vezes a mesma pessoa no elevador, na garagem, na portaria ou em reuniões de condomínio. Como apaixonada por saltos, terei que aprender a caminhar macio para não perturbar o descanso do morador do andar de baixo. Vai ser uma vida diferente daquela que estávamos acostumados. Mas estou apostando que vai dar certo. Será um reinício de tudo, um momento especial.. E como escreveu Clarissa Estés em seu livro A Ciranda das Mulheres Sábias "uma ocasião especial é qualquer ocasião à qual a alma esteja presente". Agora é só se livrar das tralhas. Vamos à mudança. 

Um comentário:

  1. Oi Angela, ue maravilha se desafiar dessa forma . Valeu a crônica que fizestes, podes mandar para publicar no jornal, pois abrodaste vários aspectos , que levam o leitor à reflexão.
    stamos pensando também que temos que nos mudar , pois 4 andares , sem elevador, nossos joelhos já não estão aguentando...Parabéns querida amiga>

    ResponderExcluir